BEGONIACEAE

Begonia semidigitata Brade

Como citar:

Lucas Moraes; Rodrigo Amaro. 2017. Begonia semidigitata (BEGONIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

3.084,77 Km2

AOO:

36,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Endêmica do estado do Rio de Janeiro (Jacques, 2015). Encontrada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (A.C. Brade 20043) e no Campo das Antas (E. Pereira 275). A espécie também foi encontrada no município de Nova Friburgo, onde foi coletada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (E.L. Jacques 212) e no morro da Caledonia (G. Martinelli 2541), no município de Macaé, onde foi coletada no Frade (A.C. Brade 15834) e no município de Itatiaia (A.C. Brade s.n., RB 260186).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Rodrigo Amaro
Critério: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

Espécie subarbustiva endêmica do estado do Rio de Janeiro, de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (BFG, 2015). Foi encontrada nos municípios de Itatiaia, Macaé, Nova Friburgo (Macaé de Cima) e Teresópolis. Está presente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (atual Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima). Possui EOO=2691 km², AOO=36 km² e está sujeita a cinco situações de ameaça. O aumento da frequência de incêndios na Serra dos Órgãos (Ibama, 2014; ICMBio, 2014) representa uma ameaça preocupante à espécie. A região de Nova Friburgo, cuja economia era historicamente vinculada às atividades agropecuárias, passa por um período de expansão urbana, impulsionada pela instalação de novos moradores na região (Mendes, 2010), configurando também uma ameaça. O expressivo parque industrial do município de Itatiaia acarreta a degradação ambiental da paisagem, também constituindo ameaça à espécie. Esse conjunto de fatores contribui para o declínio contínuo da EOO, AOO e extensão e qualidade de hábitat.

Último avistamento: 1991
Quantidade de locations: 5
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Rodriguésia 9: 19, tab. 4. 1945

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: subshrub
Luminosidade: heliophytic
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Fitofisionomia: Afloramento Rochoso
Habitats: 1 Forest
Detalhes: Subarbusto terrícola, de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Jacques, 2015). Heliófila (E.L. Jacques 212), coletada em pedras úmidas (A.C. Brade 15834) e em afloramento rochoso (I.G. Costa 240). Na maioria das vezes B. semidigitata foi observada associada à duas espécies B. huegelii (Klotzsch) A.DC. e B. luxurians Scheidw. (Jacques, com. pess.), formando touceiras na beira das estradas ou em locais onde sofreram intervenção do homem, nunca no sub-bosque (Jacques, 1996) Apresenta folhas 4-lobadas, às vezes com um segmento destacado do restante da lâmina, evidenciando claramente uma folha composta, lâminas ferrugíneo-tomentosas, escabrosas, pecíolos cilíndricos, com escamas diminutas ao longo do seu comprimento, frutos com alas desiguais, alas arredondadas (Jacques, 1996).
Referências:
  1. Jacques, E.L., 2015. Begoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5564>. Acesso em: 22 Abr. 2015.

Reprodução:

Detalhes: Coletada com flores nos meses de junho (G. Martinelli 2541), setembro (A.C. Brade 20043) e outubro (C.M.B. Correia 280). Coletada com frutos nos meses de agosto (I.G. Costa 240) e outubro (C.M.B. Correia 280).
Fenologia: flowering (Jun~Jun), flowering (Sep~Oct), fruiting (Aug~Aug), fruiting (Oct~Oct)

Ameaças (4):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 7.1.1 Increase in fire frequency/intensity locality,habitat,occupancy,occurrence,mature individuals past,present,future local very high
O aumento da frequência de incêndios na Serra dos Órgãos representa uma ameaça preocupante à espécie (IBAMA, 2014; ICMBio, 2014).
Referências:
  1. IBAMA, 2014. Ibama combate incêndio no Parque Nacional Serra dos Órgãos. Disponível em <http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-combate-incendio-no-parque-nacional-serra-dos-orgaos>.
  2. ICMBio, 2014. ICMBio e Ibama trabalham para conter incêndio na Serra dos Órgãos. Meio Ambiente. Disponível em < http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/10/icmbio-e-ibama-trabalham-para-conter-incendio-na-serra-dos-orgaos>.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.3 Tourism & recreation areas habitat,occurrence past,present,future local high
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos principais roteiros turísticos da região, e nem sempre é realizado de maneira controlada (Castro, 2008).
Referências:
  1. Castro, E.B.V. de. 2008. Plano de manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Brasília, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Portaria ICMBio. Brasil.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.1 Housing & urban areas habitat,occurrence past,present,future local high
Na busca de uma forma alternativa de vida, além dos turistas considerados visitantes, novos moradores se instalaram em Nova Friburgo fugindo de centros urbanos. Isso gerou substituição de atividades agropecuárias por atividades vinculadas ao turismo, à construção civil, ao comércio e à prestação de serviços, a fim de atenderem as novas demandas da região, e se transformaram as principais fontes de renda de seus antigos moradores. Muitos imóveis que possuíam funções agrícolas voltadas à produção, foram alterados para se tornarem residências, sítios de veraneio ou pousadas, locais de consumo e de “contemplação da natureza”, gerando novos valores e reconfigurando o território (Mendes, 2010).
Referências:
  1. Mendes, S.P., 2010. Implantação da APA Macaé de Cima (RJ): um confronto entre a função social da priopriedade eo direito ao meio ambiente ecologicamente preservado. V Encontro Nac. da Anppas, Florianópolis, SC.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.2 Commercial & industrial areas local
O município de Itatiaia apresenta um expressivo parque industrial que acarreta o processo de degradação ambiental da paisagem regional (de Castro, 2001).
Referências:
  1. de Castro, E.N.V. 2001. Desenvolvimento e degradação ambiental - um estudo na região do Médio Paraíba do Sul. Tese de doutorado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ. 257 p.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
Encontrada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (A.C. Brade 20043).